domingo, 31 de outubro de 2010

Actualização IM

Depois de os media e o próprio IM terem anunciado que o tempo se iria desagravar a partir da tarde, parece que estavam enganados. O Instituto de Meteorologia actualizou de novo os avisos de vento nas terras altas, agravando as rajadas até 110 km/h. O alerta expira amanhã ás 11.

 

vento2

Vento forte

A madrugada de hoje e hoje foram as horas em que se sentiu mais o vento forte em Portalegre, estando neste momento registados pelo Instituto 39 km/h de vento médio numa hora, sem incluir as rajadas. Por outro lado, as observações do WeatherOnline incluem rajadas e revelam os valores que foram bem previstos pelo Instituto:

 

scrn-101031154417©WeatherOnline

Vemos ali uma rajada de 83 km/h ás 12h de hoje e outra registada à 1 da manhã, de 68 km/h. Desta vez houve justificação para os alertas Laranja do Instituto. Parabéns! Desconheço ainda se houve danos no distrito.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Actualização IM

O Instituto actualizou os avisos, o de vento ate 80 km/h vai acabar já ás 20h de hoje, sendo activado novo aviso a partir das 3 da manhã para ventos até 120 km/h.

 

avisovento

Trovoadas e chuva

Esta imagem de satélite mostra células activas em Lisboa, que produziram trovoadas e chuva forte; 30mm em menos de uma hora.

Mau tempo está de volta

Este fim-de-semana vai ser afectado por ventos fortes e chuvas fortes, fruto de uma frente instável. Há avisos de ventos até 120 km/h nas terras altas (C. Branco, Portalegre...) no sábado.

Acompanhar o IM para actualizações.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Repetição de há 2 fins-de-semana atrás

scrn-101026203936 

(Carregar na imagem para ver maior)

© Windfinder.com (previsão para Portalegre, actualizada hoje)

O gráfico acima é o que se aproxima. Vamos ter um cenário exactamente igual ao de 2/3 Outubro, com ventos que podem ultrapassar 70 km/h ou mais. A única diference é que se prolonga por dois dias, e também estamos a 3 dias de acontecer, por isso os modelos não vão mudar muita coisa. Ou se intensifica, ou enfraquece mais um pouco.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Chuva e vento forte por alguns dias

A frente instável que vai passar por Portugal Continental, vai nos regar os campos um pouco e arejar-nos a cabeça. Um dos modelos meteorológicos, o GFS (Global Forecast System – Sistema Global de Previsão) na sua análise mais recente mete muito vento e chuva aqui para Portalegre e para todo o continente. A tabela de valores em baixo:

scrn-101025195551
Estamos muito próximos e as coisas não devem mudar muito. Só de realçar Sexta ás 21h, 11mm de chuva é muitíssimo e pode provocar inundações como há duas semanas.
*NOTA: Os valores podem diferenciar de dia para dia, dependendo da análise do modelo que ocorre duas vezes por dia.

domingo, 24 de outubro de 2010

511

Chegamos finalmente as 511 visualizações no nosso blog vamos ver quanto tempo de mora a chegar as 600.

sábado, 23 de outubro de 2010

Fim de Outubro com mau tempo

Os modelos meteorológicos já estão a “desenhar” algo perto de Portugal no Sábado, prolongando-se até Segunda-Feira, 1 de Novembro. Presentemente, em vento, no Sábado começamos com rajadas de 50 km/h. À medida que vão actualizando, eu vou postando.

scrn-101023185603

NOTA: Ainda estamos a uma semana. Tudo pode mudar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que sabemos até agora

Com este blog não aprendemos muito de novo, porque já sabiamos como um blog funcionava. Mas aprendemos muito ao longo do tempo com a meteorologia e isso deu-nos uma ideia para fazer um blog; mas a razão principal foi o facto dos temas que queríamos já não estarem disponíveis.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A vaga de frio dos jornalistas

Uma vaga de frio foi anunciada nas notícias em todo o país. Vaga de frio???? (vejam vermelho)

Ventos gélidos provenientes do Centro da Europa são responsáveis pela primeira vaga de frio deste Outono, que, na próxima madrugada, levará os termómetros a descerem aos três graus em Bragança e na Guarda. 

Noites frias de bater o dente serão sentidas em todo o Interior do País. Em Beja, a temperatura mínima será, amanhã, de seis graus, tal como em Castelo Branco e Viseu. No Litoral, as noites permanecem mais amenas a Sul, com 11 graus em Lisboa e 14 em Faro. Contudo, a Norte do Cabo da Roca, o frio também será sentido: Leiria irá registar 4 graus, Braga, 5, e o Porto atinge os oito graus.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, os próximos dias reúnem "condições favoráveis para a formação de geada nas regiões do Interior" a Norte e Centro. O céu irá "permanecer pouco nublado ou limpo", pelo que a presença do sol ditará a manutenção de temperaturas máximas agradáveis em todo o território continental.

As previsões indicam que Santarém será a capital de distrito mais quente, com máxima de 24 graus, seguida de Setúbal (23 graus) e Lisboa, Leiria, Beja e Évora, com 22 graus. Temperaturas máximas inferiores a 20 graus só se irão registar em Trás-os-Montes e na Beira Alta, com 13 graus na Serra da Estrela e 14 em Bragança.

A descida de temperatura resulta da predominância de ventos de Leste, que, na sua passagem pelo interior da Península Ibérica, farão com que as temperaturas atinjam mesmo valores negativos em Segóvia, Salamanca e Soria (Espanha), com um grau negativo. 

Os Srs. Jornalistas andam malucos é o que é. Temperaturas completamente normais para o meio do Outono.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/noites-de-bater-o-dente

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Canal no Youtube!

Agora temos um canal no Youtube! Visitem aqui, mas ainda não temos vídeos. E vai faltar muito até que ponha algo...

Aii!

Ontem meti no blogue o tempo em tempo real de uma estação amadora na Rua da Sé. Mas aparentemente, sempre que acho uma estação com dados quase perfeitos, vai abaixo um dia ou dois depois. E não quero voltar a Castelo de Vide, por isso vou esperar.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vídeo da semana agora em mensagens

Certos vídeos ficam muito pequenos para se perceber o detalhe, por isso decidi pôr uma mensagem no blogue cada semana com um vídeo em alta definição quando disponível.


Acalmia toda a semana

A posição de um anti-ciclone em Portugal irá trazer mais paz nas próximas semanas, o máximo que pode acontecer é alguma chuva e trovoada.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Agravamento do tempo

O IM acaba de agravar os avisos para laranja de chuva e vento muito fortes. A Protecção Civil, em adição alerta para cheias rápidas, deslizamentos de terras, queda de árvores, acidentes de viação e dificuldade em embarcações.

[Notícia] Aviso a todas os municípios de Portugal Cont.

“INFORMAÇÃO METEOROLÓGICA E HIDROLÓGICA
De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), é expectável que a partir o dia amanhã (08OUT), e ainda durante o fim-de-semana (09 a 10 OUT), o estado do tempo seja fortemente influenciado pela passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada. Como tal salienta-se a ocorrência de chuva persistente e forte, em todo o território, com maior incidência entre o final do dia de amanhã (08OUT) e a madrugada de Sábado (09OUT), a intensificação do vento soprando de sul forte a muito forte, em especial no Litoral Oeste, e com rajadas que poderão atingir os 100 km/h nas Terras Altas, bem com a ocorrência de agitação marítima, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul, podendo-se verificar uma altura de onda de 4 a 6 metros. Esta situação de forte instabilidade, embora se preveja que se mantenha durante o fim-de-semana, terá tendência a desagravar, principalmente no Domingo (10OUT). Face a esta previsão das condições meteorológicas devem os efeitos expectáveis e medidas de auto-protecção abaixo descritos ser especialmente observados.


Vento muito forte de volta, por dois dias

O IM acabou de pôr metade do país em aviso amarelo por 2 dias de vento muito forte e chuva, para Portalegre espera-se vento por dois dias, com rajadas até aos 90km/h.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

[Notícia] Precipitação e vento forte no Continente

“De acordo com o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P, o estado do tempo no território do continente será condicionado por uma depressão bastante cavada, com um sistema frontal associado, pelo que se prevê para a próxima Sexta-Feira e madrugada de Sábado a ocorrência de precipitação que deverá ser forte em especial nas regiões do Norte e Centro, situação que será acompanhada de vento forte.

Esta situação continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre que tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia.

Sugere-se o acompanhamento da situação através da Página Web do Instituto.”

 

Fonte: Instituto de Meteorologia

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mau tempo de volta

De acordo com esta carta, outra frente vem activa para Portugal, provocando mais uma vez na Sexta-Feira ventos com rajadas de 80km/h e muita chuva. Agora é só esperar e ver se os modelos mudam…

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A bonança (ou não) depois da tempestade

Depois de termos sido fustigados por ventos quase ciclónicos e chuvas quase torrenciais, Portugal acorda com árvores caídas e mais de 500 ocorrências em todo o país. Só em Portalegre houve 11 acidentes e um morto.

domingo, 3 de outubro de 2010

Ventos muito fortes!

Caramba que isto está descontrolado! Árvores quase a partir-se, janelas quase a rebentar e barulho ensurdecedor de rajadas que já devem ter chegado as 100 km/h. Está mau: e ainda mais, está previsto que se prolongue até a madrugada, mas com os ventos mais fracos.

Mau tempo

Já há algum tempo que não via uma coisa assim! De manhã acordei com o vento muito forte e a chuva a bater-me na janela, e a festa continua.

A previsão até ao final da tarde são rajadas até 80 km/h mas parece estar-se a acalmar?

sábado, 2 de outubro de 2010

Previsão de mau tempo desagravada no Sul

REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva a partir do fim da manhã.
Vento de sudoeste fraco a moderado (10 a 35 km/h), soprando
temporariamente forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 70 km/h
durante a tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

 

O Instituto de Meteorologia desagravou a situação de mau tempo no Sul, pelo que não irá ser muito diferente de qualquer outra tempestade mas atenção, podem estar errados como aconteceu na última tempestade de vento em Fevereiro. Previsões de 40 km/h acabaram em 100.

Vento Forte

O melhor é segurarmonos bem a terra e segurrar tudo oque não queremos que levante voo.
"lol"

Amanhã: Vento muito forte e chuva.

Falta um dia para o acontecimento da semana, e o Instituto de Meteorologia já accionou avisos para vento em todo o Norte, Centro e Interior Sul:

vento

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Chuva assegurada

Chuvas (quase) torrenciais no Norte, um pouco mais fracas no sul. Assim vai ser este fim-de-semana.

Toca a abrir os guarda-chuvas e estar bem agasalhados para o vento.

Estado do tempo agora

Antes de sair de AP, digo já que está céu limpo, temperatura amena, vento zero.

Adicionado Vídeo da Semana

Agora temos um vídeo da semana no menu direito! Pode ser de trovoadas, tempestades ou qualquer coisa...