domingo, 28 de novembro de 2010

Actualização das 12h (Modelo GFS)

O modelo GFS anda ousado, a prever neve para o Centro e Norte do país para amanhã, incluindo o distrito de Portalegre. Vamos ver as cartas abaixo:

7h GMT – 29 Novembro

neve1

13h GMT – 29 Novembro

neve2

Supostamente é esta noite.

sábado, 27 de novembro de 2010

Vaga de frio

A vaga de frio já se faz sentir nas planícies mais altas, como é o caso de Portalegre. A estação amadora na R. da Sé, regista uns exorbitantes 1ºC…

frio

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mais neve, menos neve

Uns modelos metem neve, outros tiram. Isto começa a ser o tira-e-põe, o modelo GFS como descrito acima prevê vento muito forte, mas a actualização recente descodificada no FreeMeteo.com prevê para segunda-feira, saraiva ou neve forte!!!

Confusões

A 48h, os modelos continuam confundidos, a tirar frio no Sul e a enfraquecer a depressão, apesar de ainda haver algum vento, chuva e ondulação. Ainda não há certezas de absolutamente nada.

Modelo GFS, Rajadas de mais de 80 km/h em Portalegre previstas para Segunda-Feira:

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Temporal iminente

temporal O que se vê aqui é uma actualização do modelo GFS para Segunda-Feira. Baixíssimas pressões irão assolar Portugal Continental, combinado com possibilidades de neve a cotas baixas, chuva muito forte e ventos com rajadas excepcionalmente fortes, até muito mais de 120 km/h nas zonas costeiras e terras altas.

Faltam apenas 4 dias e muito ainda pode mudar mas a tendência é essa, e todos os grandes modelos concordam uns com os outros. Especial atenção.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Incertezas, incertezas

As previsões do tempo de todos os modelos andam malucas, digamos. Vai haver muito frio e ao mesmo tempo uma depressão a sudoeste de Portugal que irá atacar o Sul com ventos e chuvas muito fortes. Mas o choque de massas poderá fazer com que a precipitação desapareça, e subir as cotas de neve. Com a depressão, as cotas de neve irão subir numa actualização, mas na outra já estão baixas outra vez; enfim…

Para Portalegre nos dias 29 a 1 Dezembro, na actualização mais recente (das 12h), cotas de 600m (apenas o topo da Serra de S. Mamede), muito frio e ventos até 140 km/h. Vou estar atento aos modelos, esta depressão a SO de Portugal poderá causar estragos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Neve!

Afinal a vaga de frio poderá trazer alguma neve ás terras mais altas, apesar do modelo responsável pela previsão estar a tentar reter a precipitação em Espanha mas  vamos ver previsões de Portalegre, actualizadas hoje: (Clicar nas imagens para ver maior)

nevee2

nevveeee

neve3

domingo, 21 de novembro de 2010

Primeiras Previsões de neve em Portalegre

neveportalegre

© MyForecast.com (Baseia-se nos grandes modelos)

Clicar para ver maior.

Frio, duas depressões e… neve a cota ZERO metros???

A partir do dia 29, um modelo meteorológico anda a engendrar uma vaga de frio grande que irá meter Portugal em cota de neve 0 metros e duas depressões já no próprio dia 29. Ainda falta muito tempo por isso é muito provável que se esfume nas próximas actualizações mas há muito frio previsto, duas depressões a noroeste de Portugal e melhor: Neve a cota zero, ou seja, neve generalizada.
Não acredito mas pronto.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Avisos de vento cancelados mas...

O modelo GFS, usado pelo WindFinder e por muitos outros serviços meteorológicos prevê vento muito forte ainda, com rajadas até 61 km/h a partir do fim do dia:

Vento forte - Avisos cancelados

Os avisos de vento forte foram cancelados, pelo que os modelos mudaram a previsão para vento moderado. Estamos em acalmia de novo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

700

Viva 700 visitas já bno nosso blog a gora para dificultar vamos ver quanto tempo de mora a ter as 900.

Avisos IM

Lá actualizaram:



Chuva e vento forte de regresso

A partir de amanhã, o IM e os modelos já prevêem vento forte de sudoeste e chuva moderada até finais de Sábado. Não há mais informação porque os modelos têm andado muito incertos. O IM ainda não lançou avisos o que deve significar que ainda não há certezas e só falta um dia.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sistema frontal durante esta madrugada

Radar do IM (Reflectividade da atmosfera)
A passagem de uma frente esta madrugada entre as 4 e as 6 da manhã influenciou o estado do tempo com chuva torrencial e vento muito forte. As rajadas de vento maiores registadas foram 55 km/h em estações meteorológicas amadoras.

CHUVA/ SOL

Agora de manhã esta a começar a chuver e segundo o I.M. la pro inicio da tarde ira começar a aparecer o sol como periudos de muito nublado e vento moderado.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nova depressão e previsão sazonal do modelo meteorológico usado pelo IM

Uma depressão algo cavada vai estar a NO de Portugal e irá afectar-nos com tudo do mesmo. Chuva com fartura, vento e alguma neve nas terras mais altas e frias. Está na altura de estar tudo louco com as previsões para Dezembro, Janeiro, Fevereiro... Aqui vão abaixo, cortesia do site italiano IlMeteo:

Período Dezembro-Janeiro-Fevereiro:
Este Inverno vai ser mais frio que o normal, pelo que há uma anomalia negativa na temperatura entre menos 0.5 a menos 1 grau em Dezembro/Janeiro:

Entre Janeiro e Fevereiro, a situação estabiliza:


Período Março-Abril-Maio:

domingo, 14 de novembro de 2010

Temperaturas baixas em Portugal Continental a partir de amanhã

frio

A partir de amanhã, as temperaturas mínimas em Portugal irão descer a pique e continuar como vemos na previsão para depois de amanhã, acima.

-4 para Penhas Douradas, –3 na Guarda, 0 em Castelo Branco e Viseu, 1 em Portalegre, 2 em Leiria. Também de referir o evento desta madrugada, em que uma estação amadora registou 66 km/h de rajada de vento.

sábado, 13 de novembro de 2010

A frente fria está a chegar

Ali está ela, pronta a entrar. Não vai muito rápido pelo que afectará Portugal Continental esta madrugada em todo o lado e princípio da manhã com chuva e vento forte.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Avisos de Vento

Estamos em aviso de vento...??? Não sei o que causou, não tenho detalhes mas é a partir das 18 horas de amanhã:
O Instituto de Meteorologia anda a esmerar-se. Bom trabalho!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O fim da tempestade

Entramos em período de acalmia de novo, depois da depressão Becky nos ter atingido na sua força menor. A depressão estava localizada nas Ilhas Britânicas. Venha a próxima…

domingo, 7 de novembro de 2010

Depressão “Becky”

Sim, a depressão que nos vai “atacar” a partir de amanhã já foi baptizada oficialmente de Becky. As últimas actualizações não mostram muita coisa de interessante, apenas alguma instabilidade atmosférica no que toca ao vento. A precipitação vai ser baixa em todo o lado (comparado com o fim de semana passado) e o vento mais forte nas terras altas mas iremos ter instabilidade até ao final da semana, parece (o vento irá acalmar). Por baixo está a previsão de vento:

cc

Clicar para ver maior.

sábado, 6 de novembro de 2010

Está a vir

Estamos agora a dois dias da depressão afectar Portugal, por isso as coisas não mudam muito. Neste episódio, o que se irá destacar é a agitação marítima e o vento forte. Abaixo está um resumo que um membro do MeteoPT.com fez:

- Parece-me ser unânime que será na manhã de segunda-feira que se vai começar a sentir, principalmente a Norte, os efeitos da depressão situada ligeiramente a SE da Irlanda e que ao contrário do esperado se deslocará para SE em vez de caminhar para SW...
- A relação do vento com a ondulação será também importante. Já se falou que o vento será forte, não tenho dúvidas disso, mas acho que mais fraco que no último episódio certamente no litoral...agora em altitude no interior norte e centro será bem mais forte. A localização do centro da depressão, fortalecida pelos vento irá fazer crescer a ondulação, mas não creio que cheguem aos valores apontados...4/5metros e dai não passará...vejam-se as previsões do centro hidrográfico que nem a esses valores chegam...
- As temperaturas não irão cair como o esperado, afinal o deslocamento do epicentro para SE fará com que a circulação que se esperaria vinda de latitudes maiores acabem por não acontecer...penso que teoricamente se mantivesse-mos a localização do centro da depressão a SO da Irlanda íamos apanhar com o ar frio vindo de Norte que ia ser uma beleza...
- O mesmo acontece com a precipitação, depressão mais para este e lá se vai ficar tudo por terras espanholas, especialmente nos sistemas montanhosos do NO...apostaria que o Interior Norte e Centro com menos que o esperado, já o litoral irá recolher qualquer coisa...resta esperar que a depressão não se desloque tanto para este e daí iríamos beneficiar muito já que o NO galego não os "taparia" a precipitação...mais precipitação e os primeiros flocos a cotas mais baixas...cenário pouco provável...as cotas deverão ficar-se nos 1700/1800mm...
Veremos então...

Agora, é esperar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Afastamento a confirmar-se?

Estive a ver as actualizações e posso dizer que se está mesmo a afastar e a trazer menos frio e chuva. Parece que não vai haver muito mas a ver vamos.

Depressão a deslocar-se do golfo da Biscaia para França

Afinal, o que estava previsto atingir a península em cheio, acabou por mudar. A depressão, vai ficar-se pelo golfo da Biscaia (por cima de Espanha) e seguir para França na última actualização, apesar de ainda afectar Portugal, não vai ser com muita intensidade. Vamos ver o que os modelos dizem nas próximas 72 horas.

E é a nossa mensagem nº 50!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Agravamento da previsão, que pode ser um fenómeno pior que o fim de semana passado

modsj
Por cima estão as mais recentes previsões de todos os modelos meteorológicos principais. Então aqui, os maiores modelos prevêm esta depressão, algo cavada (entre 960 e 980 milibares no centro) que vai atingir a Península em cheio. Este fenómeno está previsto para o princípio da próxima semana e pode trazer chuva, vento muito fortes e mar até 10 metros de altura no Norte. Vou monitorizando as últimas actualizações e postar aqui, a ver vamos se estes modelos são verdade. Se forem, Portalegre vai ficar com uma pressão aproximada de entre 985 e 995 milibares, o que devido à variação de pressão, vai causar estragos com o vento.
Também se observa que o modelo UKM está sozinho nesta previsão, a deslocar a depressão para França e para o Reino Unido.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mais mau tempo ainda para o fim-de-semana????

Os modelos meteorológicos já andam a captar outra depressão, vinda de noroeste que está previsto que entre directamente na península Ibérica no dia 8 de Novembro (de acordo com um dos modelos). Por baixo está a previsão deste modelo:

Ver maior: http://img183.imageshack.us/img183/3588/gfsb.gif

 

Isto significa vento forte em todo os país (de novo) e os restantes mapas prevêem precipitação. Atenção, ainda estamos longe e certos modelos desagravam a situação, que até pode passar só de raspão em Portugal.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

615

Chegamos as 600 mas eu so me lembrei de escrever quando ja temos 615 visitas agora um dos nossos procimos objectivos é chegar as 700.

Vídeo da semana [Tempestade Xynthia acelerada em HD]


A tempestade Xynthia foi uma depressão que afectou a Europa com ventos de mais de 150 km/h (em Portugal), afectando Portugal primeiro e matando uma criança e deixando várias pessoas desalojadas e milhares sem electricidade. Em França, houve mais de 40 mortos devido aos ventos de 200km/h registados e ondas de mais de 7 metros de altura.
A tempestade deu-se dia 27 de Fevereiro de 2010 em Portugal, chegando um dia depois a França.
Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Xynthia_(storm) (Em inglês)
Mais detalhado: http://fr.wikipedia.org/wiki/Temp%C3%AAte_Xynthia (Em Francês)

Curiosidade!
Dá para ver a árvore dividida em dois ao final do vídeo devido ao vento forte.