segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Previsão especial de Natal do IM

De acordo com o Centro de Previsão do IM, prevê-se a ocorrência de precipitação em Portugal continental e no Arquipélago dos Açores para o período de 24 a 26 de Dezembro.
Continente
O estado do tempo em Portugal continental será afectado pela aproximação de um sistema frontal a partir da tarde do dia 24 e que irá influenciar as condições meteorológicas até dia 26, Domingo. Assim, no dia 24, prevê-se céu pouco nublado, com tempo frio com aumento gradual de nebulosidade e ocorrência de períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.
Nos dias 25 e 26, prevê-se subida da temperatura com ocorrência de precipitação, com probabilidade entre 65 e 95% nas regiões Norte e Centro e entre 35 e 65% na região Sul.

Arquipélago da Madeira
No arquipélago da Madeira, prevê-se para dia 24 céu com períodos de muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do dia 25.

Arquipélago dos Açores
Para o arquipélago dos Açores, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal, prevê-se a partir de sexta-feira dia 24 de Dezembro, céu muito nublado com períodos de chuva e vento a soprar de sudoeste moderado a forte com rajadas, nas ilhas do Grupo Ocidental. Para os Grupos Central e Oriental o céu irá apresentar-se com abertas tornando-se encoberto durante a tarde, com períodos de chuva a partir da noite e predominância de vento fresco a muito fresco com rajadas de sudoeste.
Para Sábado e Domingo, dias 25 e 26 de Dezembro deverão manter-se estas condições com céu muito nublado, períodos de chuva e vento a soprar de sudoeste moderado com rajadas

Fonte: Instituto de Meteorologia

Estado do tempo nos próximos dias

Vamos ser afectados por uma depressão ao largo do Atlântico que pode gerar chuva muito forte e ventos fortes também nas terras altas e litoral Sul, prolongando-se para Norte ao longo desta madrugada.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Imagens de satélite vs. realidade

Sim, as nuvens de frio estão a vir, e as imagens de satélite mostram-nas bem altas e finas, mas a Sul:






A foto abaixo mostra a realidade, mas a sudoeste:



Será que é lapso de previsão de satélite ou a visibilidade é tão boa que dá para ver as nuvens a mais de 100 km? Mesmo assim, de perto as nuvens não deixam de ser boas de se ver.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Temperaturas frias e vento forte

Uma massa de ar frio vinda de NE irá afectar o estado do tempo em Portugal até Sábado. Os modelos andam em discórdia e confusão a partir de Sexta, pelo que não vou postar muito aqui. Évora vai seguir com uns arrepiantes -5ºC, Beja também, Portalegre fica-se pelos 0ºC, na Sexta. Não irá haver neve devido à acção de um anticiclone que irá clarear o céu. O vento também é de se notar devido ao gradiente de pressão (diferenças entre 2 locais). Neste momento há vento forte, sendo que uma estação meteorológica amadora registou 51 km/h de rajada há pouco.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Nova disputa entre modelos: Chuva e frio, ou acalmia e frio?

O frio está garantido, agora só falta saber quem ganha, o anticiclone ou a depressão. O modelo GFS neste momento está, na previsão, a bloquear o anticiclone no Atlântico por uns momentos talvez provocando precipitação e algumas surpresas. O 2º maior está a meter o anticiclone em Portugal, o que elimina a precipitação, ou seja as surpresas.
As previsões para a consoada também se disputam: Ou o frio continua, ou as temperaturas aumentam.

GFS - Temperaturas amenas na consoada

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Previsão de Natal dos principais modelos

De acordo com os principais modelos, há muita confusão para os dias de Natal. Uns prevêem frio e talvez neve, outros calor. Estamos a mais de 300h, ou seja vai tudo mudar. Agora é só ver quem ganha, o frio ou o calor.

Avisos IM

Actualizado há menos de meia hora:

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

1000 visitas e evento severo em Sagres

Chegámos ás 1000 visitas, espero que continuemos assim!
--------------------------------------------------------------------------------------

Por outro lado, esta manhã uma super-célula entrou no Continente a partir de Sagres, como se vê nestas imagens de radar do IM:


Provocou muito aparato e inundações, pelo que a precipitação atingiu os 50mm/h. Um membro do fórum MeteoPT estava presente no evento e registou fotografias, que se podem ver aqui.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Blog "descoberto" no MeteoPT

Graças há descoberte do nosso blog por uns membros do forum de Meteorologia (MeteoPT) agora as nossas visitas estão a subir em Flecha, espero que continuemos assim.

Possível funnel cloud em Portalegre

Um membro Portalegrense do fórum MeteoPT registou há momentos isto a noroeste da cidade!:


~Ver mais no seu post no fórum: http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seguimento-sul-dezembro-2010-a-5130-22.html#post249349

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tornado em Tomar

A consequência deste evento "severo" foi bem expressa pela Natureza, formando um tornado no distrito de Satntarém, provocando feridos, principalmente crianças dado que atingiu um jardim de infância.

Fontes e fotos:

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Depressão pode causar chuva severa e tornados

Esta é a previsão feita por muitos meteorologistas e todos os modelos vão de acordo. Uma depressão ao largo do Atlântico tem andado a causar muita chuva e trovoadas pela P. Ibérica e também vento forte.
A partir de amanhã, é expectável que esta depressão mostre a sua força convectiva, ou seja as trovoadas e a chuva forte vão-se manifestar com mais frequência. As explicações científicas explicam a possibilidade de ocorrência de tornados pelo facto de haver muita convecção na atmosfera (Joules/kg), e de esta depressão se tratar de uma massa de ar quente e húmida. Um dos serviços meteorológicos europeus, o projecto ESTOFEX explica isto tudo e mete a P. Ibérica com nível um de risco, mas estão na dúvida se hão de meter nível dois dado o que está previsto.
A falada convecção vai-se manifestar mais no interior e no mar, pelo que se podem formar super células, granizo pequeno e forte, ventos de altitude muito altos até 30m/seg (108 km/h) que vão provocar isto tudo. Presentemente o IM tem o país em alerta amarelo de ventos até 90 km/h.

Explicação científica Estofex abaixo (em Inglês):
... Iberia ...

Placed under rather cold upper levels, surface low remains quite stationary during the morning hours and finally makes some progress eastwards later towards Wednesday. It maintains its strength with persisting warm and humid air advection into SW parts of Europe. At mid-levels, quite strong jet wraps around the trough axis with strong deep layer shear in excess of 25-30 m/s. It seems that veering profiles will also enhance LL shear/SREH (above 15 m/s of LLS and above 200 m^2/s^2 of SREH3). Models are confidently simulating several hundreds J/kg of MLCAPE.

It seems that persisting SW flow and large-scale ascent will be favorable for extensive rainfall across much of Iberian Peninsula, resulting in high rainfall accumulations. However, placed in rather unstable and sheared environment, numerous embedded organized storms, including severe storms, seem likely as well. The main threat will be excessive convective rainfall locally, especially where it will combine with persisting/maintaining orographic effects (SW Iberia). Additionally, high SREH/shear values suggest that rotating storms are possible, bringing marginal threat for strong winds, small hail or even tornadoes especially along the coastal areas. High shear could also support training effect of the storms and enhance flash floods threat additionally.
However, high-end level 1 threat has been issued for much of Iberia, but it might need to be upgraded into level 2 in case of larger coverage or severe storms with intense rain.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Trovoadas e vento

Uma outra tempestade está a vir, mas bem quentinha, pelo que irá "aniquilar" a vaga de frio que se faz sentir a partir de Domingo.
As previsões são de trovoada e vento forte.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cotas de neve abaixo dos 400m esta noite levam o IM a prever neve no Sul

Sim, é verdade. As últimas previsões apontam para que esta noite, as cotas de neve baixem até aos 300m no Sul do País, sendo Portalegre privilegiado nas previsões, com neve durante a noite. É uma previsão algo duvidosa, dado que alguns modelos nem prevêem precipitação durante a noite.

 

neve3

 

Também hoje entra em vigor um aviso de vento forte e frio por todo o país:

neve4

avisos