sábado, 29 de janeiro de 2011

Continuação de tempo frio

As temperaturas irão-se manter baixas nos próximos dois dias, aumentando durante a próxima semana também devido à influência de um anticiclone no Continente. Neste momento registam-se 2.8 graus!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Observações 28/1/2010

Os fluxos neste momento andam frios e rápidos, já provocaram neve no Norte de Portugal, enquanto o Alto Alentejo se contenta com chuva.

As previsões não são favoráveis a neve.

domingo, 23 de janeiro de 2011

[Última Hora] Vento poderá mover a precipitação para o Alto Alentejo, em forma de neve

Os ventos fortes observados em altitude e a precipitação a Sul poderá mover a frente de precipitação para o Alto Alentejo, cujos aguaceiros poderão ser neve.

Acompanhamento nas próximas horas.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vento forte e muito frio

A entrada de frio de Nordeste (NE), está a provocar muito frio e muito vento. Já foram houveram rajadas excepcionalmente fortes de vento, mas a estação amadora da cidade só registou há minutos 53 km/h, o máximo de hoje registado foi 61.1 km/h, mas na realidade as rajadas devem ter ultrapassado os 75 km/h facilmente, face à previsão do IM de 90 km/h. Também de salientar a baixa sensação térmica e as temperaturas baixas que se fizeram sentir hoje e se vão fazer sentir nos próximos dias.

Por outro lado, os grandes modelos querem prever precipitação fraca que pode ser em forma de neve na Segunda...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

[IM] 2010 iguala recorde para ano mais quente a nível mundial

A nível mundial, o ano de 2010, de acordo com os mais recentes dados divulgados pela Organização Meteorológica Mundial , foi o mais quente de sempre, juntamente com os anos de 2005 e 1998, sendo que a temperatura média da superfície do globo no ano passado foi 0,53ºC acima da normal de referência mundial de 1961-1990.



M. Jarraud, Secretário-Geral da OMM, afirma que os dados de 2010 confirmam a tendência a longo prazo de aquecimento da superfície da Terra e que os 10 anos mais quentes ocorreram todos depois de 1998.


Fonte: Instituto de Meteorologia

Frio e vento

Os modelos andam "malucos" com o frio de novo, variando entre muito frio e menos frio,e com precipitação ou não devido a uma depressão de sudoeste que pode ou não pode vir apesar de estarmos praticamente em cima do evento. O vento também irá ser forte devido à entrada de frio e afastamento do anticiclone de noroeste. As sensações térmicas podem-se aproximar dos 7 graus abaixo de zero.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Previsão de longo prazo - Vento forte


As previsões do site Windfinder, baseado no modelo GFS, prevêem algum vento forte para a próxima Sexta-Feira. As cartas não dizem muito; não vai ser tempestade, talvez o anticiclone que estará em cima de nós com um grande gradiente de pressão o que pode causar muito vento. Ao mesmo tempo o frio tenta entrar do Este da Europa.

Carta modelo GFS

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

[IM] Dezembro com situações de tempo severo

 O mês de Dezembro, em Portugal continental, foi caracterizado pela ocorrência de tempo severo, com particular destaque para a situação de instabilidade que deu origem à ocorrência de um tornado, no dia 7 de Dezembro, entre as 14:15h e as 15:00h, que afectou os concelhos de Torres Novas, Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã. Este fenómeno foi classificado como F3, na Escala de Fujita melhorada, o que corresponde a uma rajada de vento entre os 218 e os 266 km/h.
Pelo 2º ano consecutivo registaram-se valores de precipitação superiores aos respectivos valores normais (1971-2000), com uma anomalia de + 50.5 mm. O mês de Dezembro classifica-se assim como chuvoso a extremamente chuvoso em todo o território, à excepção do Minho onde foi normal.
Em termos de temperatura média do ar, Dezembro registou valores inferiores à normal de 1971-2000, com um desvio de – 1,1ºC, sendo o 8º ano consecutivo em que se verificou uma anomalia negativa. Os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar neste mês também foram inferiores ao valor normal 1971-2000, em -1.2ºC e -0.9ºC respectivamente.
Relatório Clima Dezembro 2010

Fonte: Instituto de Meteorologia

sábado, 8 de janeiro de 2011

[IM] Actividade Sísmica em 2010 – Balanço Preliminar

O Instituto lançou o relatório preliminar da Sismicidade em 2010, onde fala do sismo maior em Portugal Continental, em Março com epicentro em Sousel (4.1 Richter).

Em termos da sismicidade registada pela rede sísmica operada pelo Instituto de Meteorologia no território nacional em 2010, verifica-se que a maior parte da actividade sísmica na área do Continente e região adjacente teve origem epicentral em área submersa, a Sul e Sudoeste de Portugal Continental, na zona de interacção entre as placas tectónicas Núbia e Eurásia, sendo ainda de registar algumas ocorrências mais importantes com epicentro em terra, em particular no Alentejo.

Relatório em PDF: http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/tecnicos/sismicidade_2010_resumo.pdf
Fonte: http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/rel_sism_anual_2010.html

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Instituto de Meteorologia disponibiliza imagens de radar de 10 em 10 minutos

A partir de ontem, o IM passou a transmitir radar de 10 em 10 minutos, permitindo uma observação melhor de chuva e reflectividade atmosférica.
Também a adicionar que vão fazer cooperação com a comunidade MeteoPT, melhorando a comunicação de dados.