terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sismo na Nova Zelândia

IM:
No dia 21 de Fevereiro de 2011, pelas 23:51 UTC (às 12:51 de 22 de Fevereiro hora local) ocorreu na Ilha do Sul da Nova Zelândia um sismo de magnitude 6.3. O sismo teve foco muito superficial e epicentro próximo da cidade de Christchurch, com uma população a rondar as 400 mil pessoas. Segundo as agências noticiosas, há a reportar 65 vítimas mortais e elevados danos materiais. O sismo ocorre num contexto tectónico dominado pela interacção entre as placas australiana e do pacífico. Este evento poderá estar associado ao sismo ocorrido a 2 de Setembro de 2010 com Magnitude 7.0. Este sismo foi detectado em todas as estações da rede sísmica nacional tendo as primeiras ondas do sismo sido registadas às 00:11 UTC. Até este momento ocorreram 6 réplicas com magnitude superior a 4, sendo 2 delas acima de 5. Sismograma (muito grande para apresentar no blog)

Fonte: Instituto de Meteorologia

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Portalegre com recorde europeu

Anteontem Portalegre entrou no ranking de estações europeias em 1º lugar pela precipitação em 24h com 61 milímetros registados pelo IM, o que corresponde a 6.1 centímetros de água!

Top 5:

Portalegre (590 m, Portugal) 61.0 mm
Finike (2 m, Turkey) 49.0 mm
Lissabon/Geof (95 m, Portugal) 38.0 mm
Lisbon (105 m, Portugal) 35.0 mm
Lamia (144 m, Greece) 33.0 mm  Fonte: WeatherOnline

Sismo Sentido no Alentejo

Um sismo foi hoje sentido em Évora, apesar de ter sido pequeno.

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 21-02-2011 pelas 01:25 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 1.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 6 km a Oeste de Évora.


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) na região de Évora.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.



Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (www.prociv.pt).

Fonte: Comunicados de Sismologia - Instituto de Meteorologia

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sabiam que...?

No dia 11 de Fevereiro de 1983, a estação do Instituto de Meteorologia registou uma gélida temperatura máxima de 0ºC em Portalegre:


...E que...
A temperatura máxima record registada foi 47ºC na Amareleja, em Beja na famosa onda de calor Julho-Agosto 2003?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

[Comunicado IM] Chuva e vento forte em Portugal

O IM publicou hoje um comunicado da situação atmosférica que se faz sentir:


Conforme previsto pelo Instituto de Meteorologia, durante o dia de hoje o território do Continente foi atravessado pelo ramo frio de um sistema frontal, em progressão de noroeste para sueste, na circulação de uma depressão localizada a norte da Península Ibérica. A massa de ar póst-frontal frio, que afecta o território, é extremamente instável, o que torna favorável a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, por vezes acompanhados de queda de granizo.

Localmente, as condições de instabilidade, quando acompanhadas por um determinado perfil vertical de vento horizontal, poderão, ainda, potenciar a ocorrência de vento muito forte, o qual se veio a sentir ao longo do dia.

Embora se trate de episódios de carácter marcadamente local e de duração curta, foi possível observar em algumas estações da rede de observação do IM, valores de rajada de vento muito significativos, designadamente em Coruche (134 km/h às 13 UTC), Cabo Carvoeiro (110 km/h às 4:30 UTC) e Mogadouro (107 km/h).

Ler mais: Instituto de Meteorologia

Avisos IM

A depressão que está a afectar Portugal Continental, provocando ventos fortes, ondulação agressiva, trovoada e chuva forte, fez o IM alcançar a escala máxima de avisos para a agitação marítima: Ondas até 10m.


Avisos Portalegre

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Relatório do Clima de 2010 (IM)

O Instituto de Meteorologia lançou hoje o relatório climático do ano de 2010 que pode ser visitado aqui.
Destacam-se os eventos extremos no ano de 2010.

Tempo quente e previsão

A presença de um anticiclone em Portugal está a influenciar o estado do tempo com uma massa de ar mais quente. As temperaturas máximas resumem-se a perto de 20ºC.
Os modelos previam um grande ciclone dia 9 à nossa latitude mas agora resume-se tudo a uma entrada de frio siberiana que iria baixar as temperaturas em Portugal para valores históricos mas ainda estamos a muito tempo.