terça-feira, 29 de março de 2011

Fim-de-semana convectivo e calor

Este fim-de-semana os modelos prevêm o que já se estava à espera: Muito calor mas como consequência, condições muito propícias a trovoadas.

Este mapa mostra a energia convectiva, o interior de Portugal irá ser o mais atingido. Por baixo está uma análise feita por um membro do MeteoPT fórum de meteorologia. Todos os créditos ao stormy.
Observando o fluxo na atmosfera pode-se concluir que existe um shear (vento em altitude) de caracter unidireccional com intensidade moderada, excepto no primeiro kilometro onde este apresenta alguma direccionalidade.

Dados estes factores, pode-se concluir que as células a formarem-se durante a tarde de Sabado podem ser bastante fortes e podem mesmo criar alguns fenomenos como gustnados (tornados de rajada de vento) ou microbusts (tornado ao contrário, do chão para o ar), dadas as condições do shear nos niveis baixos.

Estarão organizadas em linhas com movimentação para nordeste e podem causar precipitação muito forte devido ao relativamente alto conteudo em agua/baixo nivel de condensação da massa de ar presente.

Domingo tambem podem ocorrer algumas situações localmente intensas, embora o periodo entre as 12z de Sabado e as 06z de Domingo me pareça o mais activo.

sábado, 26 de março de 2011

Hoje inicia a Hora de Verão

À 1 da manhã, os relógios irão adiantar uma hora. Algo que diga Verão finalmente, este tempo já chateia, apesar de no Verão não haver muito para dizer no blog.

O canal Youtube

O blog Meteorologia já tem o seu canal Youtube pronto! Tudo sobre meteorologia e os resumos em câmara rápida de todos os dias de eventos meteorológicos captados pela webcam!

Visitem nos: http://www.youtube.com/user/ap8bmeteorologia

Sismo sentido no Algarve

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 26-03-2011 pelas 07:36 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Norte-Nordeste de Silves.


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Monchique, Silves, Albufeira e Lagoa. Foi ainda sentido com menor intensidade noutros locais do Algarve e Alentejo.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.



Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (www.prociv.pt).

Instituto de Meteorologia - Sismologia

sexta-feira, 25 de março de 2011

Previsão Portugal hoje

Hoje o estado do tempo vai ser influenciado por instabilidade e temperaturas de primavera, o que aumenta a possibilidade de formação de trovoadas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

IM abre o MeteoGlobal no dia Meteorológico Mundial

Hoje é o dia Meteo Mundial, pelo que o IM fez o que prometeu: Abrir uma rede de observadores amadores para meterem lá os seus dados e relatos. Neste momento o site está meio sobrecarregado.

http://meteoglobal.meteo.pt/

sábado, 19 de março de 2011

Mínimas altas em Portalegre

Os dias começam a ficar quentes e as primeiras folhas aparecem nas árvores. Mas as noites também vão ser bem quentes! A partir de amanhã o IM prevê mínimas de 15ºC para a cidade! Neste momento a temperatura encontra-se entre os 15 e os 17 graus pela cidade.

A previsão ainda poderá mudar amanhã de manhã, na actualização das 5-7 horas.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Japão: Número de mortos ultrapassa os 6500 | Portugal: Bom tempo

O sismo que na passada sexta-feira abalou o Japão, seguido de tsunami, provocou a morte a 6.539 pessoas e deixou ainda mais de 10.300 desaparecidos, um balanço que ultrapassa a tragédia registada em 1995, quando morreram 6.434 mortos na cidade de Kobe.



Depois da central Fukushima 1 estar danificada, as autoridades estão em corrida contra o tempo para prevenir uma fusão...

Fonte


------------------------------------------------------------------------------------
Agora estamos sobre influência de um anticiclone em Portugal, o que proporciona temperaturas quentes e céus limpos.

sábado, 12 de março de 2011

Sismo no Japão foi um dos maiores do mundo; Alterou o eixo da Terra; Tsunamis chegaram à costa dos Estados Unidos; Usina nuclear explode

O sismo que se fez sentir no Japão com magnitude de 8.9 Richter foi um dos maiores sismos de todo o mundo, tendo sido o maior no Chile (9.5 Richter) nos anos 60. Todos alteraram o eixo da Terra pelo menos 10 cm...
Os tsunamis provocados pelo sismo chegaram à California e fizeram um morto também destruindo uma doca. No Havai não chegou a fazer danos.
O tsunami inundou todos os campos rurais de Sendai.






Durante a ocorrência uma usina nuclear explodiu e libertou gases, o que está agora a ser aliviado com radioactividade. Todas as pessoas foram informadas para se protegerem. As complicações continuam e havia risco do reactor explodir, mas garantem que não. Se explodisse, poderia haver um cenário tipo Chernobyl. Tudo já provocou mais de 1800 mortos.

Toda a sorte para os Japoneses!

sexta-feira, 11 de março de 2011

[IM] Sismo de magnitude 8.9 no Japão

No dia 11 de Março de 2011, pelas 05:46 UTC (às 14:46 hora local) ocorreu a 130 km E da principal ilha do Japão, Honshu, um sismo de magnitude 8.9 a 24 km de profundidade, registado em todas as estações da Rede Sísmica Nacional operada pelo IM.



Este sismo foi gerado num regime compressivo, em zona de subducção, situação em que a placa do Pacífico mergulha sob a placa Norte Americana. Sendo o sismo superficial, com epicentro no mar e uma magnitude elevada, deu origem a um Tsunami cuja primeira vaga atingiu a costa do Japão (KATSUURA) pelas 06:35.



O sismo teve uma série de percursores, que tiveram início há dois dias com um sismo de magnitude 7.2 e pelo menos 3 sismos de magnitude superior a 6. Este tipo de ambientes tectónicos, em regime compressivo, são os que têm maior capacidade de gerar os chamados grandes sismos.



O Instituto de Meteorologia continua a acompanhar este episódio sísmico, recolhendo informação sobre as naturais réplicas que têm vindo a ocorrer e sobre a evolução do Tsunami na região, para o qual se mantém o alerta.


- Ver registo pela rede sismica nacional
Fonte: IM

Este sismo até foi acompanhado por vídeo....


...E detectado com intensidade também em Évora!

sábado, 5 de março de 2011

Acompanhamento especial: Algarve

Uma célula estacionária está neste momento a afectar o Sul de Espanha, no entanto também está a afectar o Algarve. Cálculos do radar metem mais de 5 cm de precipitação a cada hora, no fórum de meteorologia todos os algarvios que reportavam o sucedido desapareceram.
Trovoadas fortes assolam o sítio.

quinta-feira, 3 de março de 2011

[IM] Previsão Especial de Carnaval

Devido à influência de uma depressão com expressão em altitude, o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia prevê para Portugal Continental a ocorrência de aguaceiros a partir da manhã de dia 4, no interior, estendendo-se durante a tarde a todo o território. A partir de sábado os aguaceiros serão mais prováveis a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mantendo-se esta situação até ao dia 9, quarta-feira.

Nos dias 4 e 5 (sexta-feira e sábado) prevê-se queda de neve acima dos 800/1000 metros, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela nos dias 6 e 7 (domingo e segunda-feira). O vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, temporariamente forte nas terras altas. A partir de sábado, prevê-se uma ligeira subida das temperaturas máxima e mínima.


Para o Arquipélago da Madeira, também devido à influência da depressão que afecta o território do continente, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada. O vento será geralmente moderado do quadrante oeste.

Para os Açores, prevêem-se para o período de 4 a 9, em todo o Arquipélago, períodos de céu muito nublado com boas abertas, com a ocorrência de aguaceiros, particularmente nos grupos Central e Oriental. O vento será moderado a forte com rajadas.

Fonte: IM