quinta-feira, 28 de abril de 2011

Trovoada em Portugal Continental

Células convectivas a crescer a partir do Sul do País afectaram hoje o Alto Alentejo e o Centro do país. Foram observadas trovoadas, até ao momento em Lisboa, Tomar, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.


O IM adicionalmente meteu quase todo o país em aviso amarelo para a possibilidade de aguaceiros e trovoadas localmente fortes, como foi o caso de Portalegre.





Análise:
As células que se formaram no sul de Portugal mudaram de direcção depois do vento ter feito o mesmo. Isto fez com que todas crescessem em direcção ao Alto Alentejo, ficando estacionárias e depois se dissipando ao cair da noite.
Abaixo, o vídeo-resumo do princípio da trovoada, não deu para mais, estava sem bateria.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Próximos dias prometem tempestade/Previsão para o Casamento Real em Inglaterra

Estes mapas mostram a força convectiva e precipitação na Península Ibérica e França. Pode-se observar que essa força vai ser grande no interior do país, devido ao calor, e à humidade alta em altura. O vento de oeste vai manter as células (nuvens de trovoada) no interior, não as deixando ir para o litoral. A precipitação não se deverá apresentar muito forte nos próximos dias, com um aguaceiro localizado forte ou outro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Previsão para Londres para o Casamento Real
O tempo por Londres na Sexta, irá ser influenciado por um sistema de baixas pressões em aproximação, que irá causar alguma chuva. Também haverá possibilidades de trovoada.

[IM] Sismo em Vendas Novas

O Instituto de Meteorologia informa que no dia 27-04-2011 pelas 01:06 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Norte-Noroeste de Vendas Novas. 


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Vendas Novas. 


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. 



Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (www.prociv.pt).

Fonte: IM

quarta-feira, 20 de abril de 2011

[IM] Previsão Especial Páscoa 2011

Devido a uma depressão localizada a oeste da Península Ibérica, o Instituto de Meteorologia prevê, até à próxima sexta-feira, 22 de Abril, a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de trovoada no território continental.

A partir de sábado prevê-se uma ligeira melhoria das condições do estado do tempo, com ocorrência de aguaceiros em geral fracos e mais prováveis na região sul. Para domingo e segunda-feira há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, com uma ligeira subida da temperatura máxima.

No Arquipélago da Madeira, para os próximos dias, prevêem-se períodos de céu muito nublado com ocorrência de aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes viradas a norte. O vento soprará de noroeste de moderado a forte nas regiões montanhosas. A partir de 24 de Abril, prevê-se uma ligeira melhoria das condições do estado do tempo, com o vento de norte a diminuir de intensidade.

Uma frente fria com fraca actividade irá atravessar todo o Arquipélago dos Açores na quinta-feira, 21 de Abril, provocando céu temporariamente encoberto, acompanhado de aguaceiros fracos com vento moderado de sudoeste, rodando posteriormente para noroeste.

Na sexta-feira e sábado o céu irá apresentar-se com boas abertas em todo o Arquipélago e o vento deverá soprar do quadrante norte moderado.

No domingo e na segunda-feira, com a aproximação e passagem de mais um sistema frontal, prevê-se a ocorrência de chuva e aguaceiros fracos, no Grupo Ocidental e estendendo-se progressivamente aos restantes Grupos.

Instituto de Meteorologia

terça-feira, 19 de abril de 2011

Trovoadas severas na Margem Sul

Ontem a Margem Sul foi vítima de uma trovoada não vista há muitos anos com raios ininterruptos e muito desacato. O radar mostrava duas grandes células a passar pela margem sul, precipitando torrencialmente e deixando muita trovoada.

 

Este evento deixou mais de quatro mil descargas. Por baixo temos um vídeo de um membro do fórum MeteoPT (Geiras) que mostra a violência de um dos raios na Quinta do Conde, em Sesimbra.

O Instituto de Meteorologia continua a previsão inicial de aguaceiros localmente fortes e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vento forte e trovoadas na costa Alentejana


Depois de estarem a passar trovoadas pela costa Alentejana, a Zambujeira regista um valor abismal de vento médio, de 69.1 km/h. Relatos de Grândola também falam em ventos fortes e trovoada.

Portugal Continental em aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoadas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novas estações na rede de observação do Instituto de Meteorologia!

O IM adicionou algumas novas estações a Portugal Continental, para observar melhor o clima em cada parte do País. As novas estações adicionadas são, de Norte para Sul:

  • -Vinhais
  • -Viana do Castelo (Cidade); -Vila Real (Cidade);
  • -Luzim;
  • -Pinhão;
  • -Viseu (Cidade);
  • -Manteigas;
  • -Aldeia Souto/Quinta Lageosa;
  • -Fundão;
  • -Coimbra/Bencanta;
  • -São Pedro de Moel;
  • -Santarém (Cidade);
  • -Portalegre (Cidade);
  • -Reguengos/S.Pedro do Corval;
  • -Viana do Alentejo;
  • -Zambujeira;
  • -Foía;
  • -Vila Real de Santo António.
Na Madeira:
  • -São Vicente;
  • -Santana;
  • -Bica da Cana;
  • -Santo da Serra;
Obrigado IM!

[IM] Situação de Onda de Calor em Portugal Continental

As regiões do interior do território continental  (Bragança, Penhas Douradas, Portalegre, Castelo Branco, Elvas, Évora, Beja e Mértola) estão em situação de onda de calor, que se iniciou no dia 4 de Abril e que ainda se mantém, tendo já uma duração de 11 dias.

Esta situação deve-se a uma predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente, devido à localização do anticiclone dos Açores a Oeste da Península Ibérica.

A partir do final da tarde de Domingo, por influência de uma depressão que se irá localizar a Oeste da Península Ibérica, prevê-se uma rotação do vento para o quadrante sul, afectando progressivamente o território de sul para norte, que ao transportar ar marítimo provocará, para a próxima semana, precipitação e descida de temperatura, mais significativa na temperatura máxima. 
As ondas de calor na Primavera são mais frequentes no mês de Maio, nas regiões do interior, embora no mês de Abril se tenha verificado pelo menos uma onda de calor a cada 4 anos, em média, nos últimos 70 anos. No entanto, neste século já foram registadas ondas de calor no mês de Abril nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2007.

A onda de calor mais generalizada e com maior duração registada no território do continente durante o mês de Abril, ocorreu em 1995, com duração que atingiu os 15 dias em muitas estações da rede de observação deste Instituto. 

Recorda-se que, do ponto de vista climatológico, se verifica uma onda de calor quando a temperatura máxima do ar é superior em 5°C ao respectivo valor médio diário da temperatura máxima no período de referência, durante mais de 5 dias consecutivos.

Fonte: Instituto de Meteorologia

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A terra continua a tremer no Japão

A terra continua sem parar de tremer no Japão, nos últimos dias foram registados sismos de magnitude acima de 5 Richter, sendo o Japão afectado por um de 7 anteontem. O Japão também continua sem descanso devido à elevação do nível de risco da central nuclear de Fukushima para 7, nível máximo atingido em Chernobyl nos anos 80 na Russia.



Para acompanhar as últimas notícias do Japão, é clicar na aba onde diz Especial Sismo Japão.

Fontes: Rádio Renascença

Calor poderá dar tréguas na próxima semana com trovoadas

Os modelos não dão tréguas no calor por agora mas a próxima semana promete ser mais fresca. E com alguma chuva, finalmente.
Células convectivas poderão afectar Portugal, trazendo as famosas trovoadas de calor.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Semana de calor, temperaturas mínimas tropicais

Um anticiclone vindo do atlântico que transporta uma massa de ar quente e seco está a aquecer o ambiente pela Península Ibérica. O vento forte que se faz sentir também não facilita a situação.

Temperaturas observadas nas estações do Instituto de Meteorologia ás 16h (Top 5):

1. Aveiro: 31,2ºC           5. Coimbra: 28,8ºC
2. Viana: 31,1ºC
3. Porto: 30,4ºC
4. Leiria: 29,2ºC

As temperaturas mínimas também não se ficaram por aí, o vento de Este aumentou as temperaturas em todo o lado durante a noite e provocou mínimas de mais de 20ºC nalguns locais do país, inclusive Tomar que nem no Verão observa mínimas tão altas. Portalegre observou 21ºC na parte baixa da cidade, mas esta no Verão observa de mínima entre 20 e 30ºC.

Já há incêndios florestais em curso, o vento dificulta a extinção dos fogos.

Poeiras de África também se fazem observar em Portugal, estando o céu muito pálido e castanho.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tempestade de areia no Kuwait

No dia 25 de Março, uma tempestade de areia abateu-se sobre o Kuwait, que deixou várias cidades inundadas de areia.







A tempestade de areia foi causada por rajadas de vento de 80 quilómetros por hora:

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Abril águas zero? Calor a vir

Sim é verdade, as previsões de trovoada e chuva esfumaram-se a passaram a ser muito calor com temperaturas entre 17 e 30ºC por todo o país esta semana. Apenas o céu poderá estar pouco nublado e algumas baixas possibilidades de chuva.


As temperaturas nas zonas mais baixas alcançaram máximas de quase 29ºC. Iremos ter uma semana de muito calor depois de as nuvens nos fazerem uma visita.