segunda-feira, 30 de maio de 2011

Time-Lapse Especial Depressão

Um timelapse, imagens aceleradas das nuvens hoje em Portalegre, num especial destes dias de instabilidade!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

[IM] Condições de Instabilidade afectaram território continental

Uma depressão com expressão em altitude, que condicionou o estado do tempo em Portugal Continental desde o passado dia 16, deu origem a aguaceiros fortes acompanhados de granizo e trovoadas, em especial nas regiões Centro e Sul, conforme as previsões elaboradas e os Avisos oportunamente difundidos pelo Instituto de Meteorologia, I.P.

A situação mais gravosa registou-se ontem, dia 18, com ocorrência de precipitação muito intensa em algumas regiões do território continental. Realça-se a quantidade de precipitação registada entre as 8 e as 10 horas UTC da manhã na cidade de Faro, com um valor de 78mm, que ultrapassou o maior valor diário de 43,7mm, registado no ano de 1988. O valor registado ontem foi cerca de 4 vezes superior ao valor normal (1971-2000) para o mês de Maio, que é de 20.1mm, para esta cidade.

Outros valores a destacar foram os registados em Portimão, com 20mm (7 e as 8 horas UTC), Alcoutim, com 36mm (10 e as 12 horas UTC), Coruche, com 14mm (14 e as15 horas UTC) e Alcácer do Sal, com 27mm (16 e as 17 horas UTC).

Estas condições de instabilidade diminuíram significativamente a partir do final do dia de ontem, prevendo-se, no entanto, que ainda hoje, Quinta-feira, possam ocorrer aguaceiros que poderão ser pontualmente fortes, nas regiões do Norte e Centro.

Para os próximos dias, com a deslocação desta depressão para nordeste e a influência de uma crista anticiclónica, prevê-se para as regiões do litoral, céu em geral limpo, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior durante a tarde. Para Domingo prevê-se uma pequena subida da temperatura máxima em todo o País.
Fonte: IM

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tempo Severo no Alto Alentejo e Algarve

Hoje Faro foi fustigado por inundações, onde a água chegou a ter 5 cm de altura.


A maré dificultou a situação. Há registo de feridos graves e talvez um morto.


Por outro lado, no Alto Alentejo, em Elvas observaram-se eventos severos nas últimas horas. Uma trovoada forte acompanhada de ventos muito fortes atacou a cidade.
Fotos cortesia de um membro no fórum MeteoPT.


Cenário completamente tornádico. Esta situação já se previa há algum tempo no radar:



Instabilidade extrema no Sul de Portugal

Trovoadas em Portugal

terça-feira, 17 de maio de 2011

[IM] Instabilidade em Portugal Continental

Uma depressão centrada na região da Madeira, com cerca de 1014 hPa, que se prolonga em altitude aos vários níveis da atmosfera, começou no dia de ontem a afectar as condições meteorológicas no continente, tendo-se registado precipitação forte, granizo e trovoadas na tarde do dia de ontem, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.

Prevê-se que esta depressão se desloque lentamente para nordeste, afectando o estado do tempo no território do continente até Sábado, dia 21, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas. Esta situação meteorológica será mais intensa até ao dia 19, em particular no dia 18 e início de 19, com maior probabilidade nas regiões do centro e sul.

Prevê-se que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade ainda durante o dia 19, acentuando-se significativamente esta melhoria no dia 20, com quantidades menores de precipitação, a ocorrer sobretudo nas regiões do interior.

Neste tipo de situação meteorológica, as condições de instabilidade tendem a intensificar-se no período da tarde e início da noite, onde será mais frequente a precipitação intensa e a ocorrência de trovoadas.

Fonte: IM 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

quinta-feira, 12 de maio de 2011

[Update] Sismo em Lorca já vai nos mais de 10 mortos

Lorca, Espanha, 11 mai (Lusa) - Pelo menos 10 pessoas morreram na sequência do sismo de hoje de 5,3 graus na escala de Richter em Lorca (Múrcia, Espanha) e duas outras estão soterradas sob escombros de edifícios, segundo fonte da Delegação do Governo.
As mesmas fontes explicam que estão já a ser preparados kits de apoio, com comida e outros víveres essenciais, para cerca de 10 mil pessoas que podem ficar desalojadas, pelo menos temporariamente, devido ao sismo.
As autoridades locais recomendaram aos cidadãos, especialmente das zonas mais afetadas - localizadas em zonas residências e na zona antiga da cidade - para que não regressem ainda a casa.
O sismo sentiu-se em vários pontos de Espanha, incluindo em Madrid, onde as autoridades receberam pelo menos 25 chamadas de cidadãos alarmados pelo tremor de terra.
Fonte: MSN Notícias

quarta-feira, 11 de maio de 2011

[Última Hora] Sismo seguido de réplica faz quatro mortos em Espanha

JN:

18h37m

Um sismo de 4,9 na escala de Richter seguido de uma réplica de 5,2 fez, pelo menos, quatro mortos, esta tarde, na região de Múrcia, no Sul de Espanha.
Os danos materiais do sismo não são de grande monta, conta o jornal espanhol "El Pais", mas há a registar a morte de quatro pessoas na cidade de Lorca. Há, pelo menos, registo do desabamento do tecto de uma casa.
O epicentro do sismo localizou-se a quatro quilómetros do município de Lorca, mas foi sentido em grande parte da região de Múrcia, nomeadamente em Cartagena, Aguilas, Múrcia, Mazarrón e Albacete.
Foi activado o plano de emergência municipal de nível um em Lorca.
O Instituto de Meteorologia também informou todos os subscritos por email de um sismo de 5.2 na escala de Richter em Espanha. Lorca situa-se no Sudeste de Espanha, perto do mar e não muito no interior. Foi numa cordilheira e a causa das mortes é desconhecida até ao momento.

domingo, 1 de maio de 2011

Saraivadas torrenciais pelo Litoral Português nos últimos dias

Quedas de saraiva torrencial e trovoadas fortes afectaram o Litoral nos últimos dois dias, devido à situação de instabilidade que se está a manifestar em Portugal.
Lisboa foi o mais destacado com uma queda de saraiva jamais vista, tal tanta que parecia neve em Abril.

Saraiva na Grande Lisboa
Choveram mais de 100 milímetros por hora de granizo, o que equivale a 10 centímetros por hora!