O modelo GFS anda ousado, a prever neve para o Centro e Norte do país para amanhã, incluindo o distrito de Portalegre. Vamos ver as cartas abaixo:
7h GMT – 29 Novembro
13h GMT – 29 Novembro
Supostamente é esta noite.
O modelo GFS anda ousado, a prever neve para o Centro e Norte do país para amanhã, incluindo o distrito de Portalegre. Vamos ver as cartas abaixo:
7h GMT – 29 Novembro
13h GMT – 29 Novembro
Supostamente é esta noite.
A vaga de frio já se faz sentir nas planícies mais altas, como é o caso de Portalegre. A estação amadora na R. da Sé, regista uns exorbitantes 1ºC…
O que se vê aqui é uma actualização do modelo GFS para Segunda-Feira. Baixíssimas pressões irão assolar Portugal Continental, combinado com possibilidades de neve a cotas baixas, chuva muito forte e ventos com rajadas excepcionalmente fortes, até muito mais de 120 km/h nas zonas costeiras e terras altas.
Faltam apenas 4 dias e muito ainda pode mudar mas a tendência é essa, e todos os grandes modelos concordam uns com os outros. Especial atenção.
As previsões do tempo de todos os modelos andam malucas, digamos. Vai haver muito frio e ao mesmo tempo uma depressão a sudoeste de Portugal que irá atacar o Sul com ventos e chuvas muito fortes. Mas o choque de massas poderá fazer com que a precipitação desapareça, e subir as cotas de neve. Com a depressão, as cotas de neve irão subir numa actualização, mas na outra já estão baixas outra vez; enfim…
Para Portalegre nos dias 29 a 1 Dezembro, na actualização mais recente (das 12h), cotas de 600m (apenas o topo da Serra de S. Mamede), muito frio e ventos até 140 km/h. Vou estar atento aos modelos, esta depressão a SO de Portugal poderá causar estragos.
Afinal a vaga de frio poderá trazer alguma neve ás terras mais altas, apesar do modelo responsável pela previsão estar a tentar reter a precipitação em Espanha mas vamos ver previsões de Portalegre, actualizadas hoje: (Clicar nas imagens para ver maior)
A partir de amanhã, o IM e os modelos já prevêem vento forte de sudoeste e chuva moderada até finais de Sábado. Não há mais informação porque os modelos têm andado muito incertos. O IM ainda não lançou avisos o que deve significar que ainda não há certezas e só falta um dia.
Radar do IM (Reflectividade da atmosfera) |
A partir de amanhã, as temperaturas mínimas em Portugal irão descer a pique e continuar como vemos na previsão para depois de amanhã, acima.
-4 para Penhas Douradas, –3 na Guarda, 0 em Castelo Branco e Viseu, 1 em Portalegre, 2 em Leiria. Também de referir o evento desta madrugada, em que uma estação amadora registou 66 km/h de rajada de vento.
Entramos em período de acalmia de novo, depois da depressão Becky nos ter atingido na sua força menor. A depressão estava localizada nas Ilhas Britânicas. Venha a próxima…
Sim, a depressão que nos vai “atacar” a partir de amanhã já foi baptizada oficialmente de Becky. As últimas actualizações não mostram muita coisa de interessante, apenas alguma instabilidade atmosférica no que toca ao vento. A precipitação vai ser baixa em todo o lado (comparado com o fim de semana passado) e o vento mais forte nas terras altas mas iremos ter instabilidade até ao final da semana, parece (o vento irá acalmar). Por baixo está a previsão de vento:
Clicar para ver maior.
Estamos agora a dois dias da depressão afectar Portugal, por isso as coisas não mudam muito. Neste episódio, o que se irá destacar é a agitação marítima e o vento forte. Abaixo está um resumo que um membro do MeteoPT.com fez:
- Parece-me ser unânime que será na manhã de segunda-feira que se vai começar a sentir, principalmente a Norte, os efeitos da depressão situada ligeiramente a SE da Irlanda e que ao contrário do esperado se deslocará para SE em vez de caminhar para SW...
- A relação do vento com a ondulação será também importante. Já se falou que o vento será forte, não tenho dúvidas disso, mas acho que mais fraco que no último episódio certamente no litoral...agora em altitude no interior norte e centro será bem mais forte. A localização do centro da depressão, fortalecida pelos vento irá fazer crescer a ondulação, mas não creio que cheguem aos valores apontados...4/5metros e dai não passará...vejam-se as previsões do centro hidrográfico que nem a esses valores chegam...
- As temperaturas não irão cair como o esperado, afinal o deslocamento do epicentro para SE fará com que a circulação que se esperaria vinda de latitudes maiores acabem por não acontecer...penso que teoricamente se mantivesse-mos a localização do centro da depressão a SO da Irlanda íamos apanhar com o ar frio vindo de Norte que ia ser uma beleza...
- O mesmo acontece com a precipitação, depressão mais para este e lá se vai ficar tudo por terras espanholas, especialmente nos sistemas montanhosos do NO...apostaria que o Interior Norte e Centro com menos que o esperado, já o litoral irá recolher qualquer coisa...resta esperar que a depressão não se desloque tanto para este e daí iríamos beneficiar muito já que o NO galego não os "taparia" a precipitação...mais precipitação e os primeiros flocos a cotas mais baixas...cenário pouco provável...as cotas deverão ficar-se nos 1700/1800mm...
Veremos então...
Agora, é esperar.
Os modelos meteorológicos já andam a captar outra depressão, vinda de noroeste que está previsto que entre directamente na península Ibérica no dia 8 de Novembro (de acordo com um dos modelos). Por baixo está a previsão deste modelo:
Ver maior: http://img183.imageshack.us/img183/3588/gfsb.gif
Isto significa vento forte em todo os país (de novo) e os restantes mapas prevêem precipitação. Atenção, ainda estamos longe e certos modelos desagravam a situação, que até pode passar só de raspão em Portugal.