terça-feira, 29 de março de 2011

Fim-de-semana convectivo e calor

Este fim-de-semana os modelos prevêm o que já se estava à espera: Muito calor mas como consequência, condições muito propícias a trovoadas.

Este mapa mostra a energia convectiva, o interior de Portugal irá ser o mais atingido. Por baixo está uma análise feita por um membro do MeteoPT fórum de meteorologia. Todos os créditos ao stormy.
Observando o fluxo na atmosfera pode-se concluir que existe um shear (vento em altitude) de caracter unidireccional com intensidade moderada, excepto no primeiro kilometro onde este apresenta alguma direccionalidade.

Dados estes factores, pode-se concluir que as células a formarem-se durante a tarde de Sabado podem ser bastante fortes e podem mesmo criar alguns fenomenos como gustnados (tornados de rajada de vento) ou microbusts (tornado ao contrário, do chão para o ar), dadas as condições do shear nos niveis baixos.

Estarão organizadas em linhas com movimentação para nordeste e podem causar precipitação muito forte devido ao relativamente alto conteudo em agua/baixo nivel de condensação da massa de ar presente.

Domingo tambem podem ocorrer algumas situações localmente intensas, embora o periodo entre as 12z de Sabado e as 06z de Domingo me pareça o mais activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário