segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Previsão especial de Natal do IM

De acordo com o Centro de Previsão do IM, prevê-se a ocorrência de precipitação em Portugal continental e no Arquipélago dos Açores para o período de 24 a 26 de Dezembro.
Continente
O estado do tempo em Portugal continental será afectado pela aproximação de um sistema frontal a partir da tarde do dia 24 e que irá influenciar as condições meteorológicas até dia 26, Domingo. Assim, no dia 24, prevê-se céu pouco nublado, com tempo frio com aumento gradual de nebulosidade e ocorrência de períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.
Nos dias 25 e 26, prevê-se subida da temperatura com ocorrência de precipitação, com probabilidade entre 65 e 95% nas regiões Norte e Centro e entre 35 e 65% na região Sul.

Arquipélago da Madeira
No arquipélago da Madeira, prevê-se para dia 24 céu com períodos de muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do dia 25.

Arquipélago dos Açores
Para o arquipélago dos Açores, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal, prevê-se a partir de sexta-feira dia 24 de Dezembro, céu muito nublado com períodos de chuva e vento a soprar de sudoeste moderado a forte com rajadas, nas ilhas do Grupo Ocidental. Para os Grupos Central e Oriental o céu irá apresentar-se com abertas tornando-se encoberto durante a tarde, com períodos de chuva a partir da noite e predominância de vento fresco a muito fresco com rajadas de sudoeste.
Para Sábado e Domingo, dias 25 e 26 de Dezembro deverão manter-se estas condições com céu muito nublado, períodos de chuva e vento a soprar de sudoeste moderado com rajadas

Fonte: Instituto de Meteorologia

Estado do tempo nos próximos dias

Vamos ser afectados por uma depressão ao largo do Atlântico que pode gerar chuva muito forte e ventos fortes também nas terras altas e litoral Sul, prolongando-se para Norte ao longo desta madrugada.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Imagens de satélite vs. realidade

Sim, as nuvens de frio estão a vir, e as imagens de satélite mostram-nas bem altas e finas, mas a Sul:






A foto abaixo mostra a realidade, mas a sudoeste:



Será que é lapso de previsão de satélite ou a visibilidade é tão boa que dá para ver as nuvens a mais de 100 km? Mesmo assim, de perto as nuvens não deixam de ser boas de se ver.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Temperaturas frias e vento forte

Uma massa de ar frio vinda de NE irá afectar o estado do tempo em Portugal até Sábado. Os modelos andam em discórdia e confusão a partir de Sexta, pelo que não vou postar muito aqui. Évora vai seguir com uns arrepiantes -5ºC, Beja também, Portalegre fica-se pelos 0ºC, na Sexta. Não irá haver neve devido à acção de um anticiclone que irá clarear o céu. O vento também é de se notar devido ao gradiente de pressão (diferenças entre 2 locais). Neste momento há vento forte, sendo que uma estação meteorológica amadora registou 51 km/h de rajada há pouco.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Nova disputa entre modelos: Chuva e frio, ou acalmia e frio?

O frio está garantido, agora só falta saber quem ganha, o anticiclone ou a depressão. O modelo GFS neste momento está, na previsão, a bloquear o anticiclone no Atlântico por uns momentos talvez provocando precipitação e algumas surpresas. O 2º maior está a meter o anticiclone em Portugal, o que elimina a precipitação, ou seja as surpresas.
As previsões para a consoada também se disputam: Ou o frio continua, ou as temperaturas aumentam.

GFS - Temperaturas amenas na consoada

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Previsão de Natal dos principais modelos

De acordo com os principais modelos, há muita confusão para os dias de Natal. Uns prevêem frio e talvez neve, outros calor. Estamos a mais de 300h, ou seja vai tudo mudar. Agora é só ver quem ganha, o frio ou o calor.

Avisos IM

Actualizado há menos de meia hora:

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

1000 visitas e evento severo em Sagres

Chegámos ás 1000 visitas, espero que continuemos assim!
--------------------------------------------------------------------------------------

Por outro lado, esta manhã uma super-célula entrou no Continente a partir de Sagres, como se vê nestas imagens de radar do IM:


Provocou muito aparato e inundações, pelo que a precipitação atingiu os 50mm/h. Um membro do fórum MeteoPT estava presente no evento e registou fotografias, que se podem ver aqui.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Blog "descoberto" no MeteoPT

Graças há descoberte do nosso blog por uns membros do forum de Meteorologia (MeteoPT) agora as nossas visitas estão a subir em Flecha, espero que continuemos assim.

Possível funnel cloud em Portalegre

Um membro Portalegrense do fórum MeteoPT registou há momentos isto a noroeste da cidade!:


~Ver mais no seu post no fórum: http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seguimento-sul-dezembro-2010-a-5130-22.html#post249349

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tornado em Tomar

A consequência deste evento "severo" foi bem expressa pela Natureza, formando um tornado no distrito de Satntarém, provocando feridos, principalmente crianças dado que atingiu um jardim de infância.

Fontes e fotos:

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Depressão pode causar chuva severa e tornados

Esta é a previsão feita por muitos meteorologistas e todos os modelos vão de acordo. Uma depressão ao largo do Atlântico tem andado a causar muita chuva e trovoadas pela P. Ibérica e também vento forte.
A partir de amanhã, é expectável que esta depressão mostre a sua força convectiva, ou seja as trovoadas e a chuva forte vão-se manifestar com mais frequência. As explicações científicas explicam a possibilidade de ocorrência de tornados pelo facto de haver muita convecção na atmosfera (Joules/kg), e de esta depressão se tratar de uma massa de ar quente e húmida. Um dos serviços meteorológicos europeus, o projecto ESTOFEX explica isto tudo e mete a P. Ibérica com nível um de risco, mas estão na dúvida se hão de meter nível dois dado o que está previsto.
A falada convecção vai-se manifestar mais no interior e no mar, pelo que se podem formar super células, granizo pequeno e forte, ventos de altitude muito altos até 30m/seg (108 km/h) que vão provocar isto tudo. Presentemente o IM tem o país em alerta amarelo de ventos até 90 km/h.

Explicação científica Estofex abaixo (em Inglês):
... Iberia ...

Placed under rather cold upper levels, surface low remains quite stationary during the morning hours and finally makes some progress eastwards later towards Wednesday. It maintains its strength with persisting warm and humid air advection into SW parts of Europe. At mid-levels, quite strong jet wraps around the trough axis with strong deep layer shear in excess of 25-30 m/s. It seems that veering profiles will also enhance LL shear/SREH (above 15 m/s of LLS and above 200 m^2/s^2 of SREH3). Models are confidently simulating several hundreds J/kg of MLCAPE.

It seems that persisting SW flow and large-scale ascent will be favorable for extensive rainfall across much of Iberian Peninsula, resulting in high rainfall accumulations. However, placed in rather unstable and sheared environment, numerous embedded organized storms, including severe storms, seem likely as well. The main threat will be excessive convective rainfall locally, especially where it will combine with persisting/maintaining orographic effects (SW Iberia). Additionally, high SREH/shear values suggest that rotating storms are possible, bringing marginal threat for strong winds, small hail or even tornadoes especially along the coastal areas. High shear could also support training effect of the storms and enhance flash floods threat additionally.
However, high-end level 1 threat has been issued for much of Iberia, but it might need to be upgraded into level 2 in case of larger coverage or severe storms with intense rain.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Trovoadas e vento

Uma outra tempestade está a vir, mas bem quentinha, pelo que irá "aniquilar" a vaga de frio que se faz sentir a partir de Domingo.
As previsões são de trovoada e vento forte.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cotas de neve abaixo dos 400m esta noite levam o IM a prever neve no Sul

Sim, é verdade. As últimas previsões apontam para que esta noite, as cotas de neve baixem até aos 300m no Sul do País, sendo Portalegre privilegiado nas previsões, com neve durante a noite. É uma previsão algo duvidosa, dado que alguns modelos nem prevêem precipitação durante a noite.

 

neve3

 

Também hoje entra em vigor um aviso de vento forte e frio por todo o país:

neve4

avisos

domingo, 28 de novembro de 2010

Actualização das 12h (Modelo GFS)

O modelo GFS anda ousado, a prever neve para o Centro e Norte do país para amanhã, incluindo o distrito de Portalegre. Vamos ver as cartas abaixo:

7h GMT – 29 Novembro

neve1

13h GMT – 29 Novembro

neve2

Supostamente é esta noite.

sábado, 27 de novembro de 2010

Vaga de frio

A vaga de frio já se faz sentir nas planícies mais altas, como é o caso de Portalegre. A estação amadora na R. da Sé, regista uns exorbitantes 1ºC…

frio

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mais neve, menos neve

Uns modelos metem neve, outros tiram. Isto começa a ser o tira-e-põe, o modelo GFS como descrito acima prevê vento muito forte, mas a actualização recente descodificada no FreeMeteo.com prevê para segunda-feira, saraiva ou neve forte!!!

Confusões

A 48h, os modelos continuam confundidos, a tirar frio no Sul e a enfraquecer a depressão, apesar de ainda haver algum vento, chuva e ondulação. Ainda não há certezas de absolutamente nada.

Modelo GFS, Rajadas de mais de 80 km/h em Portalegre previstas para Segunda-Feira:

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Temporal iminente

temporal O que se vê aqui é uma actualização do modelo GFS para Segunda-Feira. Baixíssimas pressões irão assolar Portugal Continental, combinado com possibilidades de neve a cotas baixas, chuva muito forte e ventos com rajadas excepcionalmente fortes, até muito mais de 120 km/h nas zonas costeiras e terras altas.

Faltam apenas 4 dias e muito ainda pode mudar mas a tendência é essa, e todos os grandes modelos concordam uns com os outros. Especial atenção.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Incertezas, incertezas

As previsões do tempo de todos os modelos andam malucas, digamos. Vai haver muito frio e ao mesmo tempo uma depressão a sudoeste de Portugal que irá atacar o Sul com ventos e chuvas muito fortes. Mas o choque de massas poderá fazer com que a precipitação desapareça, e subir as cotas de neve. Com a depressão, as cotas de neve irão subir numa actualização, mas na outra já estão baixas outra vez; enfim…

Para Portalegre nos dias 29 a 1 Dezembro, na actualização mais recente (das 12h), cotas de 600m (apenas o topo da Serra de S. Mamede), muito frio e ventos até 140 km/h. Vou estar atento aos modelos, esta depressão a SO de Portugal poderá causar estragos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Neve!

Afinal a vaga de frio poderá trazer alguma neve ás terras mais altas, apesar do modelo responsável pela previsão estar a tentar reter a precipitação em Espanha mas  vamos ver previsões de Portalegre, actualizadas hoje: (Clicar nas imagens para ver maior)

nevee2

nevveeee

neve3

domingo, 21 de novembro de 2010

Primeiras Previsões de neve em Portalegre

neveportalegre

© MyForecast.com (Baseia-se nos grandes modelos)

Clicar para ver maior.

Frio, duas depressões e… neve a cota ZERO metros???

A partir do dia 29, um modelo meteorológico anda a engendrar uma vaga de frio grande que irá meter Portugal em cota de neve 0 metros e duas depressões já no próprio dia 29. Ainda falta muito tempo por isso é muito provável que se esfume nas próximas actualizações mas há muito frio previsto, duas depressões a noroeste de Portugal e melhor: Neve a cota zero, ou seja, neve generalizada.
Não acredito mas pronto.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Avisos de vento cancelados mas...

O modelo GFS, usado pelo WindFinder e por muitos outros serviços meteorológicos prevê vento muito forte ainda, com rajadas até 61 km/h a partir do fim do dia:

Vento forte - Avisos cancelados

Os avisos de vento forte foram cancelados, pelo que os modelos mudaram a previsão para vento moderado. Estamos em acalmia de novo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

700

Viva 700 visitas já bno nosso blog a gora para dificultar vamos ver quanto tempo de mora a ter as 900.

Avisos IM

Lá actualizaram:



Chuva e vento forte de regresso

A partir de amanhã, o IM e os modelos já prevêem vento forte de sudoeste e chuva moderada até finais de Sábado. Não há mais informação porque os modelos têm andado muito incertos. O IM ainda não lançou avisos o que deve significar que ainda não há certezas e só falta um dia.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sistema frontal durante esta madrugada

Radar do IM (Reflectividade da atmosfera)
A passagem de uma frente esta madrugada entre as 4 e as 6 da manhã influenciou o estado do tempo com chuva torrencial e vento muito forte. As rajadas de vento maiores registadas foram 55 km/h em estações meteorológicas amadoras.

CHUVA/ SOL

Agora de manhã esta a começar a chuver e segundo o I.M. la pro inicio da tarde ira começar a aparecer o sol como periudos de muito nublado e vento moderado.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nova depressão e previsão sazonal do modelo meteorológico usado pelo IM

Uma depressão algo cavada vai estar a NO de Portugal e irá afectar-nos com tudo do mesmo. Chuva com fartura, vento e alguma neve nas terras mais altas e frias. Está na altura de estar tudo louco com as previsões para Dezembro, Janeiro, Fevereiro... Aqui vão abaixo, cortesia do site italiano IlMeteo:

Período Dezembro-Janeiro-Fevereiro:
Este Inverno vai ser mais frio que o normal, pelo que há uma anomalia negativa na temperatura entre menos 0.5 a menos 1 grau em Dezembro/Janeiro:

Entre Janeiro e Fevereiro, a situação estabiliza:


Período Março-Abril-Maio:

domingo, 14 de novembro de 2010

Temperaturas baixas em Portugal Continental a partir de amanhã

frio

A partir de amanhã, as temperaturas mínimas em Portugal irão descer a pique e continuar como vemos na previsão para depois de amanhã, acima.

-4 para Penhas Douradas, –3 na Guarda, 0 em Castelo Branco e Viseu, 1 em Portalegre, 2 em Leiria. Também de referir o evento desta madrugada, em que uma estação amadora registou 66 km/h de rajada de vento.

sábado, 13 de novembro de 2010

A frente fria está a chegar

Ali está ela, pronta a entrar. Não vai muito rápido pelo que afectará Portugal Continental esta madrugada em todo o lado e princípio da manhã com chuva e vento forte.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Avisos de Vento

Estamos em aviso de vento...??? Não sei o que causou, não tenho detalhes mas é a partir das 18 horas de amanhã:
O Instituto de Meteorologia anda a esmerar-se. Bom trabalho!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O fim da tempestade

Entramos em período de acalmia de novo, depois da depressão Becky nos ter atingido na sua força menor. A depressão estava localizada nas Ilhas Britânicas. Venha a próxima…

domingo, 7 de novembro de 2010

Depressão “Becky”

Sim, a depressão que nos vai “atacar” a partir de amanhã já foi baptizada oficialmente de Becky. As últimas actualizações não mostram muita coisa de interessante, apenas alguma instabilidade atmosférica no que toca ao vento. A precipitação vai ser baixa em todo o lado (comparado com o fim de semana passado) e o vento mais forte nas terras altas mas iremos ter instabilidade até ao final da semana, parece (o vento irá acalmar). Por baixo está a previsão de vento:

cc

Clicar para ver maior.

sábado, 6 de novembro de 2010

Está a vir

Estamos agora a dois dias da depressão afectar Portugal, por isso as coisas não mudam muito. Neste episódio, o que se irá destacar é a agitação marítima e o vento forte. Abaixo está um resumo que um membro do MeteoPT.com fez:

- Parece-me ser unânime que será na manhã de segunda-feira que se vai começar a sentir, principalmente a Norte, os efeitos da depressão situada ligeiramente a SE da Irlanda e que ao contrário do esperado se deslocará para SE em vez de caminhar para SW...
- A relação do vento com a ondulação será também importante. Já se falou que o vento será forte, não tenho dúvidas disso, mas acho que mais fraco que no último episódio certamente no litoral...agora em altitude no interior norte e centro será bem mais forte. A localização do centro da depressão, fortalecida pelos vento irá fazer crescer a ondulação, mas não creio que cheguem aos valores apontados...4/5metros e dai não passará...vejam-se as previsões do centro hidrográfico que nem a esses valores chegam...
- As temperaturas não irão cair como o esperado, afinal o deslocamento do epicentro para SE fará com que a circulação que se esperaria vinda de latitudes maiores acabem por não acontecer...penso que teoricamente se mantivesse-mos a localização do centro da depressão a SO da Irlanda íamos apanhar com o ar frio vindo de Norte que ia ser uma beleza...
- O mesmo acontece com a precipitação, depressão mais para este e lá se vai ficar tudo por terras espanholas, especialmente nos sistemas montanhosos do NO...apostaria que o Interior Norte e Centro com menos que o esperado, já o litoral irá recolher qualquer coisa...resta esperar que a depressão não se desloque tanto para este e daí iríamos beneficiar muito já que o NO galego não os "taparia" a precipitação...mais precipitação e os primeiros flocos a cotas mais baixas...cenário pouco provável...as cotas deverão ficar-se nos 1700/1800mm...
Veremos então...

Agora, é esperar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Afastamento a confirmar-se?

Estive a ver as actualizações e posso dizer que se está mesmo a afastar e a trazer menos frio e chuva. Parece que não vai haver muito mas a ver vamos.

Depressão a deslocar-se do golfo da Biscaia para França

Afinal, o que estava previsto atingir a península em cheio, acabou por mudar. A depressão, vai ficar-se pelo golfo da Biscaia (por cima de Espanha) e seguir para França na última actualização, apesar de ainda afectar Portugal, não vai ser com muita intensidade. Vamos ver o que os modelos dizem nas próximas 72 horas.

E é a nossa mensagem nº 50!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Agravamento da previsão, que pode ser um fenómeno pior que o fim de semana passado

modsj
Por cima estão as mais recentes previsões de todos os modelos meteorológicos principais. Então aqui, os maiores modelos prevêm esta depressão, algo cavada (entre 960 e 980 milibares no centro) que vai atingir a Península em cheio. Este fenómeno está previsto para o princípio da próxima semana e pode trazer chuva, vento muito fortes e mar até 10 metros de altura no Norte. Vou monitorizando as últimas actualizações e postar aqui, a ver vamos se estes modelos são verdade. Se forem, Portalegre vai ficar com uma pressão aproximada de entre 985 e 995 milibares, o que devido à variação de pressão, vai causar estragos com o vento.
Também se observa que o modelo UKM está sozinho nesta previsão, a deslocar a depressão para França e para o Reino Unido.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mais mau tempo ainda para o fim-de-semana????

Os modelos meteorológicos já andam a captar outra depressão, vinda de noroeste que está previsto que entre directamente na península Ibérica no dia 8 de Novembro (de acordo com um dos modelos). Por baixo está a previsão deste modelo:

Ver maior: http://img183.imageshack.us/img183/3588/gfsb.gif

 

Isto significa vento forte em todo os país (de novo) e os restantes mapas prevêem precipitação. Atenção, ainda estamos longe e certos modelos desagravam a situação, que até pode passar só de raspão em Portugal.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

615

Chegamos as 600 mas eu so me lembrei de escrever quando ja temos 615 visitas agora um dos nossos procimos objectivos é chegar as 700.

Vídeo da semana [Tempestade Xynthia acelerada em HD]


A tempestade Xynthia foi uma depressão que afectou a Europa com ventos de mais de 150 km/h (em Portugal), afectando Portugal primeiro e matando uma criança e deixando várias pessoas desalojadas e milhares sem electricidade. Em França, houve mais de 40 mortos devido aos ventos de 200km/h registados e ondas de mais de 7 metros de altura.
A tempestade deu-se dia 27 de Fevereiro de 2010 em Portugal, chegando um dia depois a França.
Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Xynthia_(storm) (Em inglês)
Mais detalhado: http://fr.wikipedia.org/wiki/Temp%C3%AAte_Xynthia (Em Francês)

Curiosidade!
Dá para ver a árvore dividida em dois ao final do vídeo devido ao vento forte.

domingo, 31 de outubro de 2010

Actualização IM

Depois de os media e o próprio IM terem anunciado que o tempo se iria desagravar a partir da tarde, parece que estavam enganados. O Instituto de Meteorologia actualizou de novo os avisos de vento nas terras altas, agravando as rajadas até 110 km/h. O alerta expira amanhã ás 11.

 

vento2

Vento forte

A madrugada de hoje e hoje foram as horas em que se sentiu mais o vento forte em Portalegre, estando neste momento registados pelo Instituto 39 km/h de vento médio numa hora, sem incluir as rajadas. Por outro lado, as observações do WeatherOnline incluem rajadas e revelam os valores que foram bem previstos pelo Instituto:

 

scrn-101031154417©WeatherOnline

Vemos ali uma rajada de 83 km/h ás 12h de hoje e outra registada à 1 da manhã, de 68 km/h. Desta vez houve justificação para os alertas Laranja do Instituto. Parabéns! Desconheço ainda se houve danos no distrito.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Actualização IM

O Instituto actualizou os avisos, o de vento ate 80 km/h vai acabar já ás 20h de hoje, sendo activado novo aviso a partir das 3 da manhã para ventos até 120 km/h.

 

avisovento

Trovoadas e chuva

Esta imagem de satélite mostra células activas em Lisboa, que produziram trovoadas e chuva forte; 30mm em menos de uma hora.

Mau tempo está de volta

Este fim-de-semana vai ser afectado por ventos fortes e chuvas fortes, fruto de uma frente instável. Há avisos de ventos até 120 km/h nas terras altas (C. Branco, Portalegre...) no sábado.

Acompanhar o IM para actualizações.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Repetição de há 2 fins-de-semana atrás

scrn-101026203936 

(Carregar na imagem para ver maior)

© Windfinder.com (previsão para Portalegre, actualizada hoje)

O gráfico acima é o que se aproxima. Vamos ter um cenário exactamente igual ao de 2/3 Outubro, com ventos que podem ultrapassar 70 km/h ou mais. A única diference é que se prolonga por dois dias, e também estamos a 3 dias de acontecer, por isso os modelos não vão mudar muita coisa. Ou se intensifica, ou enfraquece mais um pouco.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Chuva e vento forte por alguns dias

A frente instável que vai passar por Portugal Continental, vai nos regar os campos um pouco e arejar-nos a cabeça. Um dos modelos meteorológicos, o GFS (Global Forecast System – Sistema Global de Previsão) na sua análise mais recente mete muito vento e chuva aqui para Portalegre e para todo o continente. A tabela de valores em baixo:

scrn-101025195551
Estamos muito próximos e as coisas não devem mudar muito. Só de realçar Sexta ás 21h, 11mm de chuva é muitíssimo e pode provocar inundações como há duas semanas.
*NOTA: Os valores podem diferenciar de dia para dia, dependendo da análise do modelo que ocorre duas vezes por dia.

domingo, 24 de outubro de 2010

511

Chegamos finalmente as 511 visualizações no nosso blog vamos ver quanto tempo de mora a chegar as 600.

sábado, 23 de outubro de 2010

Fim de Outubro com mau tempo

Os modelos meteorológicos já estão a “desenhar” algo perto de Portugal no Sábado, prolongando-se até Segunda-Feira, 1 de Novembro. Presentemente, em vento, no Sábado começamos com rajadas de 50 km/h. À medida que vão actualizando, eu vou postando.

scrn-101023185603

NOTA: Ainda estamos a uma semana. Tudo pode mudar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que sabemos até agora

Com este blog não aprendemos muito de novo, porque já sabiamos como um blog funcionava. Mas aprendemos muito ao longo do tempo com a meteorologia e isso deu-nos uma ideia para fazer um blog; mas a razão principal foi o facto dos temas que queríamos já não estarem disponíveis.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A vaga de frio dos jornalistas

Uma vaga de frio foi anunciada nas notícias em todo o país. Vaga de frio???? (vejam vermelho)

Ventos gélidos provenientes do Centro da Europa são responsáveis pela primeira vaga de frio deste Outono, que, na próxima madrugada, levará os termómetros a descerem aos três graus em Bragança e na Guarda. 

Noites frias de bater o dente serão sentidas em todo o Interior do País. Em Beja, a temperatura mínima será, amanhã, de seis graus, tal como em Castelo Branco e Viseu. No Litoral, as noites permanecem mais amenas a Sul, com 11 graus em Lisboa e 14 em Faro. Contudo, a Norte do Cabo da Roca, o frio também será sentido: Leiria irá registar 4 graus, Braga, 5, e o Porto atinge os oito graus.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, os próximos dias reúnem "condições favoráveis para a formação de geada nas regiões do Interior" a Norte e Centro. O céu irá "permanecer pouco nublado ou limpo", pelo que a presença do sol ditará a manutenção de temperaturas máximas agradáveis em todo o território continental.

As previsões indicam que Santarém será a capital de distrito mais quente, com máxima de 24 graus, seguida de Setúbal (23 graus) e Lisboa, Leiria, Beja e Évora, com 22 graus. Temperaturas máximas inferiores a 20 graus só se irão registar em Trás-os-Montes e na Beira Alta, com 13 graus na Serra da Estrela e 14 em Bragança.

A descida de temperatura resulta da predominância de ventos de Leste, que, na sua passagem pelo interior da Península Ibérica, farão com que as temperaturas atinjam mesmo valores negativos em Segóvia, Salamanca e Soria (Espanha), com um grau negativo. 

Os Srs. Jornalistas andam malucos é o que é. Temperaturas completamente normais para o meio do Outono.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/noites-de-bater-o-dente

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Canal no Youtube!

Agora temos um canal no Youtube! Visitem aqui, mas ainda não temos vídeos. E vai faltar muito até que ponha algo...

Aii!

Ontem meti no blogue o tempo em tempo real de uma estação amadora na Rua da Sé. Mas aparentemente, sempre que acho uma estação com dados quase perfeitos, vai abaixo um dia ou dois depois. E não quero voltar a Castelo de Vide, por isso vou esperar.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vídeo da semana agora em mensagens

Certos vídeos ficam muito pequenos para se perceber o detalhe, por isso decidi pôr uma mensagem no blogue cada semana com um vídeo em alta definição quando disponível.


Acalmia toda a semana

A posição de um anti-ciclone em Portugal irá trazer mais paz nas próximas semanas, o máximo que pode acontecer é alguma chuva e trovoada.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Agravamento do tempo

O IM acaba de agravar os avisos para laranja de chuva e vento muito fortes. A Protecção Civil, em adição alerta para cheias rápidas, deslizamentos de terras, queda de árvores, acidentes de viação e dificuldade em embarcações.

[Notícia] Aviso a todas os municípios de Portugal Cont.

“INFORMAÇÃO METEOROLÓGICA E HIDROLÓGICA
De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), é expectável que a partir o dia amanhã (08OUT), e ainda durante o fim-de-semana (09 a 10 OUT), o estado do tempo seja fortemente influenciado pela passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada. Como tal salienta-se a ocorrência de chuva persistente e forte, em todo o território, com maior incidência entre o final do dia de amanhã (08OUT) e a madrugada de Sábado (09OUT), a intensificação do vento soprando de sul forte a muito forte, em especial no Litoral Oeste, e com rajadas que poderão atingir os 100 km/h nas Terras Altas, bem com a ocorrência de agitação marítima, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul, podendo-se verificar uma altura de onda de 4 a 6 metros. Esta situação de forte instabilidade, embora se preveja que se mantenha durante o fim-de-semana, terá tendência a desagravar, principalmente no Domingo (10OUT). Face a esta previsão das condições meteorológicas devem os efeitos expectáveis e medidas de auto-protecção abaixo descritos ser especialmente observados.


Vento muito forte de volta, por dois dias

O IM acabou de pôr metade do país em aviso amarelo por 2 dias de vento muito forte e chuva, para Portalegre espera-se vento por dois dias, com rajadas até aos 90km/h.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

[Notícia] Precipitação e vento forte no Continente

“De acordo com o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P, o estado do tempo no território do continente será condicionado por uma depressão bastante cavada, com um sistema frontal associado, pelo que se prevê para a próxima Sexta-Feira e madrugada de Sábado a ocorrência de precipitação que deverá ser forte em especial nas regiões do Norte e Centro, situação que será acompanhada de vento forte.

Esta situação continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre que tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia.

Sugere-se o acompanhamento da situação através da Página Web do Instituto.”

 

Fonte: Instituto de Meteorologia

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mau tempo de volta

De acordo com esta carta, outra frente vem activa para Portugal, provocando mais uma vez na Sexta-Feira ventos com rajadas de 80km/h e muita chuva. Agora é só esperar e ver se os modelos mudam…

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A bonança (ou não) depois da tempestade

Depois de termos sido fustigados por ventos quase ciclónicos e chuvas quase torrenciais, Portugal acorda com árvores caídas e mais de 500 ocorrências em todo o país. Só em Portalegre houve 11 acidentes e um morto.

domingo, 3 de outubro de 2010

Ventos muito fortes!

Caramba que isto está descontrolado! Árvores quase a partir-se, janelas quase a rebentar e barulho ensurdecedor de rajadas que já devem ter chegado as 100 km/h. Está mau: e ainda mais, está previsto que se prolongue até a madrugada, mas com os ventos mais fracos.

Mau tempo

Já há algum tempo que não via uma coisa assim! De manhã acordei com o vento muito forte e a chuva a bater-me na janela, e a festa continua.

A previsão até ao final da tarde são rajadas até 80 km/h mas parece estar-se a acalmar?

sábado, 2 de outubro de 2010

Previsão de mau tempo desagravada no Sul

REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva a partir do fim da manhã.
Vento de sudoeste fraco a moderado (10 a 35 km/h), soprando
temporariamente forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 70 km/h
durante a tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

 

O Instituto de Meteorologia desagravou a situação de mau tempo no Sul, pelo que não irá ser muito diferente de qualquer outra tempestade mas atenção, podem estar errados como aconteceu na última tempestade de vento em Fevereiro. Previsões de 40 km/h acabaram em 100.

Vento Forte

O melhor é segurarmonos bem a terra e segurrar tudo oque não queremos que levante voo.
"lol"

Amanhã: Vento muito forte e chuva.

Falta um dia para o acontecimento da semana, e o Instituto de Meteorologia já accionou avisos para vento em todo o Norte, Centro e Interior Sul:

vento

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Chuva assegurada

Chuvas (quase) torrenciais no Norte, um pouco mais fracas no sul. Assim vai ser este fim-de-semana.

Toca a abrir os guarda-chuvas e estar bem agasalhados para o vento.

Estado do tempo agora

Antes de sair de AP, digo já que está céu limpo, temperatura amena, vento zero.

Adicionado Vídeo da Semana

Agora temos um vídeo da semana no menu direito! Pode ser de trovoadas, tempestades ou qualquer coisa...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais agravamento

E a situação de domingo continua a agravar-se...

Não acredito muito mas pronto... 15h de vento? Nah.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mais vento forte confirmado

Desta vez, o Instituto de Meteorologia:


Fonte: http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp?localID=12&cidadeID=15

Ventos fortes e mar alteroso confirmados?

Os modelos continuam a agravar a situação de mau tempo de este fim-de-semana, prevendo ventos de mais de 100 km/h nas terras altas e litoral e ondulação muito alta. Estamos a cerca de 90 horas do acontecimento.

1ºC em Portugal!!!

A noite de ontem foi a mais fria do Outono em Lamas de Mouro, no extremo Norte de Portugal. As temperaturas chegaram aos 1.6ºC, temperatura mais que suficiente para... nevar.